quarta-feira, 1 de junho de 2011

TÉCNICA DO SENAC-RIO VISITA A TURMA DO SÍTIO








A Turma do Sítio, que atende 320 crianças e jovens, estudantes da rede pública de ensino, foi um dos projetos sociais inscritos no Estado do Rio no processo de seleção para a implantação do Senac na comunidade que leva cursos de capacitação profissional gratuitos às comunidades carentes.
O objetivo do Senac na comunidade é qualificar e certificar os moradores que concluem os cursos para que eles tenham acesso ao emprego formal ou auxiliar na descoberta de oportunidades de microempreendedorismo. O projeto é realizado em todo o estado desde 1999 e as ações são feitas em parceria com instituições do terceiro setor.
A técnica do Senac-Rio, Priscila Lemos conheceu as instalações da Turma do Sítio e a proposta pedagógica do projeto, que além de receber crianças e jovens diariamente para as aulas de reforço escolar e oficinas de artes, esportes, cultura e profissionalizantes , está expandindo suas atividades para a comunidade.
“-Com a implantação dos cursos do Senac na comunidade, vamos estar atendendo um pedido dos pais dos nossos alunos e de famílias que moram nos bairros próximos à Turma do Sítio. Hoje, o que eles mais querem é buscar qualificação para ter uma chance de conquistar uma vaga no mercado de trabalho cada vez mais competitivo”, disse o presidente da Funsag, Sérgio Pegado.
A Funsag é uma entidade sem fins lucrativos, responsável pela manutenção do projeto Turma do Sítio, em São Jacinto, na área rural de Cabo Frio. O presidente Sérgio Pegado, os diretores da fundação, Mariazinha Pegado, Adalberto Ribas, Luiz Ribas, a gerente de projetos, Vânia Fialho e a coordenadora pedagógica, Giovanna Valentim conversaram com a técnica do Senac-Rio sobre a possibilidade de implantação de três cursos em São Jacinto: jardinagem, artesanato e técnicas de garçom.
“-A proposta é oferecer o maior número possível de vagas, temos espaço suficiente para receber os alunos a partir dos 16 anos de idade, uma exigência do Senac para a inscrição nos cursos do Senac na comunidade. Essa parceria vai nos ajudar ainda mais na integração do projeto Turma do Sítio com os moradores da localidade e cidades vizinhas.”, afirmou a diretora Mariazinha Pegado.
Depois da visita, a técnica Priscila Lemos informou que vai encaminhar um relatório para o departamento jurídico do Senac-Rio para análise da parceria. O resultado deve ser divulgado até o fim de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário