quarta-feira, 22 de junho de 2011

TURMA DO SÍTIO ATRAI VISITANTES NO PRIMEIRO DIA DA FEIRA FORTE








Mais de 300 pessoas passaram pelo stand da Turma do Sítio no primeiro dia da Feira Forte 2011. O projeto social participa pela primeira vez do evento e uma das grandes atrações desta quarta-feira foi a mandalla vertical. Uma pequena horta, de baixo custo e fácil manuseio, que pode ser cultivada em pequenos espaços. Os visitantes ficaram encantados com a possibilidade de plantar em casa hortaliças, temperos e ervas medicinais. O sistema de irrigação, utilizando garrafas pet e gotejador de soro, atraiu a atenção de quem passava pelo stand.
A artesã Noêmia Brasil, de Arraial do Cabo, que faz joias em prata e ouro ficou deslumbrada com a técnica da mandalla. Ela disse que já na próxima semana vai visitar a sede do projeto, que fica em São Jacinto, na área rural de Cabo Frio. Ela recebeu do educador social Fabiano Mendes uma muda de manjericão roxo. As mudas que são entregues aos visitantes são produzidas pelos próprios alunos na casa de vegetação.“-Fiquei apaixonada pela Turma do Sítio. Com certeza, vou fazer parte dessa turma. Todos nós podemos fazer um pouquinho para ajudar a construir um futuro melhor para as nossas crianças e jovens”, afirmou Noêmia.
Educadores das redes pública e particular da Região dos Lagos também demonstraram interesse em agendar uma visita dos alunos ao projeto para que eles conheçam o espaço e o trabalho de inclusão social realizado na Turma do Sítio.
A equipe da Turma do Sítio também interagiu com os outros stands. Um deles, o do grupo 100% Artesão, de Cabo Frio. As artesãs que participam do projeto estão interessadas em firmar uma parceria para implantar cursos de artesanato como a customização de roupas e objetos. A visita do grupo vai ser agendada com a coordenação pedagógica da Turma do Sítio.
O projeto Turma do Sítio atende 320 crianças e jovens, da rede pública de ensino de Cabo Frio, Búzios e São Pedro da Aldeia. Todas as atividades oferecidas são gratuitas como reforço escolar e dezesseis oficinas nas áreas de esporte, música, informática, artes e culinária.
O deputado estadual Jânio Mendes (PDT-RJ) que já esteve no projeto em São Jacinto, visitou o stand e gostou muito da proposta da mandalla vertical, uma forma simples, segundo ele, de incentivar a alimentação saudável, sem gastar muito.
Até o próximo domingo, a equipe da Turma do Sítio vai divulgar o projeto na Feira Forte, no Espaço de Eventos, em Cabo Frio. O presidente da Funsag, Sérgio Pegado, ficou muito feliz com a receptividade do público. "- Acreditamos que nesses cinco dias de feira, cada visitante vai nos ajudar muito a divulgar o nosso trabalho com as crianças e os jovens, todos serão muito bem-vindos quando quiserem nos visitar em São Jacinto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário