quarta-feira, 30 de março de 2011

EDUCADORES E PAIS DE ALUNOS SE REÚNEM NA TURMA DO SÍTIO

A segunda reunião de pais de 2011 na Turma do Sítio foi um sucesso. Durante o evento foram abordados assuntos relacionados ao dia a dia dos alunos no projeto, além de uma palestra sobre higiene em geral.
Na palestra, a enfermeira Eliane Helena Ferreira, falou sobre higiene pessoal, da casa, dos alimentos e bucal e o quanto esses ensinamentos podem ser importantes para a saúde. Os pais ficaram atentos à palestra e participaram com perguntas.
Os oficineiros aproveitaram a oportunidade para anunciar novidades para os moradores de São Jacinto e bairros próximos. As oficinas de dança, capoeira e judô também serão realizadas aos sábados e abertas a toda a comunidade e o projeto Cine Clube do Ministério da Cultura, que proporciona cinema de graça, irá começar ainda em abril.
No final da reunião, cada pai levou pra casa um kit especial com produtos de limpeza e higiene pessoal, doados pela Orthoface, clínica de odontologia e pela empresa Higienic, ambas localizadas em Cabo Frio. – “É uma forma de incentivar os pais a seguirem o que aprenderam na palestra”, disse a enfermeira Eliane Ferreira.
A próxima reunião será no dia 30 de abril.

TURMA DO SÍTIO ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROJETO COZINHA BRASIL






Nos dias 14 e 15 de abril, a Turma do Sítio vai receber a visita do projeto Cozinha Brasil, do SESI, Serviço Social da Indústria. No final do ano passado, a equipe do SESI promoveu o curso em São Jacinto e foi um sucesso. A comunidade vai ter novamente a oportunidade de aprender gratuitamente a preparar alimentos saudáveis e sem desperdício.
De acordo com a equipe de nutricionistas do SESI, uma boa refeição reúne três ingredientes fundamentais: qualidade, economia e sabor. No Cozinha Brasil, os participantes aprendem a combinar alimentos e temperos a um novo modo de preparo, criando cardápios com alto valor nutritivo e baixo custo.
O aprendizado é bem simples, é possível sim, aproveitar todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é jogado fora como caule, talos, cascas, folhas e sementes. “- As receitas são saborosas e nutritivas. No ano passado, aprendi no Cozinha Brasil a preparar um bolo com casca de banana e todo mundo, lá em casa, adorou. Vou fazer novamente o curso, quero aprender novas receitas, disse a moradora Maria José.
A Turma do Sítio, em 2011, quer promover cada vez mais cursos voltados para toda a comunidade, tornando o espaço, um ponto de referência de atividades educacionais, culturais, esportivas, de lazer e profissionalizantes para os moradores. “-Estamos muito felizes com esse retorno da equipe do SESI. O projeto Cozinha Brasil foi muito bem recebido por todos e a equipe decidiu voltar para poder ensinar a mais pessoas como é importante para a saúde ter hábitos alimentares saudáveis, sem desperdiçar, enfatizou o presidente da Funsag, Sérgio Pegado.
Nos dias 14 e 15 de abril, duas turmas serão formadas e vão poder participar das aulas pais de alunos do projeto Turma do Sítio e também outros moradores de cidades da Região dos Lagos. Todos irão receber o certificado de conclusão do curso do SESI. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede da Turma do Sítio, na Rua Milço Ribeiro Soares s/n, em São Jacinto, de 8:00h às 16:30h, de segunda à sexta-feira.

sexta-feira, 25 de março de 2011

SÁBADO É DIA DE REUNIÃO DE PAIS E RESPONSÁVEIS NA TURMA DO SÍTIO




Tudo está sendo preparado com muito carinho pela equipe da Turma do Sítio. Afinal, neste sábado , dia 26 de março, os pais e responsáveis das 350 crianças e jovens que participam do projeto em São Jacinto, na área rural de Cabo Frio, têm um encontro marcado: a reunião para conversar sobre as atividades do projeto e como os alunos estão se dedicando à proposta pedagógica.
-“Estamos organizando uma tarde muito especial, queremos ouvir as sugestões da comunidade e aprimorarmos cada vez mais o nosso trabalho”, disse a gerente de projetos, Vânia Fialho.
Neste sábado, os pais e responsáveis também vão poder participar de palestras sobre higiene pessoal e higiene de alimentos. Profissionais foram convidados para dar algumas dicas e ajudar na melhoria da qualidade de vida na comunidade. A nutricionista Olívia Novellino confirmou presença. A direção da Turma do Sítio está preparando kits de higiene pessoal e doméstica para sortear na reunião. A clínica odontológica Orthoface e a empresa Higienic, em Cabo Frio, doaram kits para o sorteio.
A ideia é realizar as reuniões todo último sábado de cada mês, sempre com um tema de palestra diferente. “-A participação dos pais e responsáveis é muito importante, o nosso trabalho depende dessa integração. As crianças e os jovens que têm o incentivo da família, refletem esse apoio no bom rendimento nas atividades culturais, esportivas, educacionais, de lazer e profissionalizantes oferecidas na Turma do Sítio. Esses encontros ajudam a nos aproximar ainda mais, disse a diretora da Funsag, Mariazinha Pegado

UMA HOMENAGEM AOS ARTISTAS DO CIRCO








Um dia bem divertido. As educadoras sociais da Turma do Sítio prepararam uma surpresa para as crianças de 3 a 5 anos que frequentam a brinquedoteca do projeto. Cada uma recebeu uma pintura especial no rosto e alguns acessórios. E como em um passe de mágica, as crianças se transformaram em pequenos artistas de circo. Uma homenagem aos palhaços que alegram a vida da garotada.
Eduardo Aleixo, de 5 anos, adorou brincar com os amigos. “- Fiquei quietinho para que a tia pintasse meu rosto”, disse o sorridente Eduardo, que fez questão de tirar uma foto ao lado dos colegas da turma.
Durante todo o mês de março, diferentes atividades circenses estão programadas na Turma do Sítio. “-Aqui temos tantos talentos e assim, as nossas crianças e jovens usam a criatividade e aprendem a valorizar esses artistas que nos dão tantas alegrias, disse a subcoordenadora de projetos Giovanna Valentim.
As atividades fazem parte das comemorações do dia do circo, comemorado no Brasil no dia 27 de março. A data é uma homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nesse dia, em 1897, no interior de São Paulo. Ele se destacava pela criatividade e malabarismo no picadeiro e foi considerado um dos mais importantes palhaços brasileiros.
-“Ficamos muito felizes de ver como as crianças gostam de estar aqui no sítio e queremos sempre oferecer atividades que as estimulem no aprendizado, garantindo um futuro melhor”, concluiu o presidente da Funsag, Sérgio Pegado.

quarta-feira, 23 de março de 2011

TURMA DO SÍTIO FICA MAIS DE 60 HORAS SEM ENERGIA ELÉTRICA





A sede da Turma do Sítio, em São Jacinto, passou um fim de semana sem energia elétrica. O problema na rede começou às 19 horas, do dia 17 de março, última quinta-feira.
Ao detectar o problema, os funcionários ligaram rapidamente para o atendimento eletrônico da AMPLA, pois as geladeiras e freezers do Sítio estavam lotados de alimentos, mais de seis mil reais em compras para as refeições.
Segundo a Gerente de Projetos da Turma do Sítio, Vânia Fialho durante as 67 horas sem luz, foram abertos nove protocolos no atendimento eletrônico da empresa e a resposta era sempre a mesma:“-Estamos indo, senhora ”.
No sábado à tarde, ninguém havia aparecido. Com a falta de providências da AMPLA, os funcionários e diretores da Turma do Sítio tiveram que contar com o apoio dos vizinhos e donos de restaurantes próximos ao local. Todos os alimentos foram levados para as casas vizinhas até o domingo à tarde, quando a energia foi reestabelecida. “- Se não fosse a solidariedade dos vizinhos , teríamos perdido todas as compras do mês, pedimos para que os funcionários da AMPLA nos tratem com mais respeito”, disse a diretora da Funsag , Mariazinha Pegado.

TURMA DO SÍTIO RECEBE A VISITA DE REPRESENTANTES DA FUNDAÇÃO OSCAR RUDGE








Uma visita muito esperada pela direção e toda a equipe do projeto Turma do Sítio, em Cabo Frio. Os representantes da Fundação Oscar Rudge, no Rio de Janeiro chegaram acompanhados pelo assessor parlamentar do deputado federal dr. Paulo César , Sá Freire. A Fundação Oscar Rudge é responsável pela execução do projeto ProJovem Trabalhador, do Governo Federal, que oferece cursos profissionalizantes, de acordo com a necessidade de cada região, para jovens de 18 a 29 anos. Para freqüentar as aulas, cada aluno recebe, por mês, uma bolsa de R$ 100,00.
O gerente de projetos da Fundação Oscar Rudge, Alexandre Affonso de Carvalho e o secretário da Fundação, Marcelo visitaram toda a área onde o projeto Turma do Sítio é desenvolvido. O presidente da Funsag, Sérgio Pegado, a diretora Mariazinha Pegado e o diretor Adalberto Ribas mostraram todas as dependências e também a área onde novas salas e o teatro estão sendo construídos. Os representantes da Fundação Oscar Rudge, que existe há 15 anos, aprovaram a estrutura e elogiaram todo o espaço oferecido aos alunos.
“- A equipe do projeto Turma do Sítio está de parabéns, aqui há um grande potencial e a fundação tem justamente esse interesse, implantar programas de apoio cultural, educacional, profissionalizante, de saúde e de lazer, em locais onde há essa demanda e , em São Jacinto, percebemos que podemos ajudar e muito no desenvolvimento econômico com os cursos oferecidos pelo ProJovem Trabalhador”, disse o gerente de projetos e membro do conselho curador da Oscar Rudge, Alexandre Affonso de Carvalho.
A Fundação Oscar Rudge desenvolve o projeto ProJovem Trabalhador em Seropédica e São Gonçalo. A maioria dos jovens é inserida no mercado de trabalho, movimentando a economia dessas cidades e dando perspectivas de um futuro melhor para esses jovens.
A visita dos representantes da Fundação Oscar Rudge deixou a direção da Turma do Sítio bem otimista. “-Buscamos parcerias para expandir as nossas atividades e poder atender também os pais e responsáveis dos alunos e também a comunidade das áreas vizinhas, transformando o sítio em um ponto de referência da cidadania. Temos certeza que estamos no caminho certo e que, em breve, a Fundação Oscar Rudge vai nos dar um ótima notícia: o ProJovem aqui nas instalações em São Jacinto”, enfatizou o presidente da Funsag, Sérgio Pegado.
A valorização da mão de obra local no trabalho diário no sítio e nas obras de ampliação é uma das prioridades da direção da Turma do Sítio. “- Queremos oferecer mais oportunidades para todos os moradores e com isso, aquecer o mercado de trabalho na Região dos Lagos com profissionais qualificados em áreas como construção civil, hotelaria, gastronomia, estética e beleza, por exemplo, disse a diretora Mariazinha Pegado.
O projeto Turma do Sítio, mantido pela Funsag, em São Jacinto, na área rural de Cabo Frio, tem menos de dois de funcionamento e em 2011, já atende 350 crianças e jovens, de 4 a17 anos, todos alunos da rede pública de ensino. No sítio, são oferecidas gratuitamente atividades culturais, artísticas, educacionais, esportivas e profissionalizantes. Com o projeto ProJovem Trabalhador, também outra faixa etária passará a ser atendida pela Turma do Sítio.
O projeto Turma do Sítio funciona de 8:00h às 17:00h, de segunda à sexta-feira, na Rua Milço Ribeiro Soares, em São Jacinto, Cabo Frio. O telefone para outras informações é 22-26432151. Para acessar o blog, é só digitar: funsag.org.br.

sexta-feira, 18 de março de 2011

ALUNOS DA TURMA DO SÍTIO APRENDEM MACULELÊ

A oficina de dança atrai cada vez mais os jovens do projeto Turma do Sítio, em São Jacinto, na área rural de Cabo Frio. O grupo já fez apresentações em algumas cidades da Região dos Lagos, sempre valorizando a cultura brasileira.
Este ano, a professora de dança e capoeira Juliana chegou com uma novidade. Ensinar também o maculelê, um tipo de dança folclórica de origem afro-brasileira e indígena, onde bastões são usados de acordo com o ritmo da música. “-O maculelê em diferentes regiões do país é muito associado a outras manifestações culturais como a capoeira e o frevo. Como na Turma do Sítio, trabalho com dança e capoeira, nada melhor, que unir mais uma modalidade, valorizando também a nossa história., disse a professora.
Estepanhie, de 8 anos, que participa de várias oficinas na Turma do Sítio, entre elas, a de capoeira, participa das aulas de maculelê. “-Não é fácil dançar com os bastões, mas quero aprender. Acho que vou ganhar mais ritmo na capoeira., disse a aluna.

sábado, 12 de março de 2011

TURMA DO SÍTIO PROMOVE BAILE DE MÁSCARAS



A alegria faz parte do dia a dia das atividades da Turma do Sítio. E os educadores sociais não perdem uma oportunidade para incentivar o aprendizado de forma lúdica. Já que março é o mês do carnaval, por que não promover um baile com máscaras feitas pelos próprios alunos do projeto? Incentiva a criatividade e ao mesmo tempo, eles viajam na imaginação. A diversão tomou conta da garotada.
De acordo com a coordenação pedagógica, uma das propostas este ano, é trabalhar com as crianças e adolescentes da Turma do Sítio, o livro Alice no País das Maravilhas, do escritor Lewis Carrol e o baile, foi uma das maneiras encontradas de despertar a curiosidade dos alunos em relação aos personagens da história e a partir daí, eles puderam confeccionar as máscaras inspiradas no conto. -“Foi bem divertido, gostei de brincar com as cores”, disse Sanderson, de 5 anos.
E na próxima terça-feira, 15 de março, dia do circo, os educadores sociais também estão programando um dia especial. Os alunos vão homenagear os artistas do circo fazendo apresentações circenses durante todo o dia. “-Nós temos muitos talentos aqui na Turma do Sítio, e essa é mais uma oportunidade que encontramos de fazer com que eles aprendam, brincando. A arte incentiva o aprendizado, disse a subcoordenadora de projetos da Turma do Sítio, Giovanna Valentim.

TURMA DO SÍTIO REALIZA A PRIMEIRA REUNIÃO DE PAIS E RESPONSÁVEIS DE 2011

Estar em contato permanente com a família das crianças e jovens da Turma do Sítio e trocar ideias. Esse é um dos objetivos das reuniões promovidas pela coordenação pedagógica do projeto. O encontro com os pais e responsáveis dos alunos é realizado uma vez por mês. Na primeira reunião de 2011, os educadores sociais e oficineiros apresentaram a proposta do trabalho que vai ser desenvolvida ao longo deste ano. Eles pediram o apoio de todos e o incentivo, principalmente, às aulas de reforço escolar.
O projeto que atende hoje 350 crianças e jovens, todos estudantes da rede pública de ensino, de Cabo Frio, Búzios e São Pedro Aldeia, oferece aulas de reforço escolar e oficinas de música, de lazer, de esportes, de artes e profissionalizantes. Todas as atividades são gratuitas.
A partir deste ano, uma novidade: os moradores de São Jacinto, onde funciona o projeto, e bairros vizinhos vão poder se inscrever na oficina de dança. A comunidade pediu e a direção do projeto decidiu abrir uma turma aos sábados para quem quiser aprender a dançar. A educadora social Juliana, que desenvolve esse trabalho com as crianças e os jovens da Turma do Sítio, está bastante animada. –“Esse é uma oportunidade e tanto de lazer para os moradores daqui, vai ser o nosso ponto de encontro. E quem sabe, em breve, a gente não promova até um baile?, disse Juliana.
A Turma do Sítio quer se integrar cada vez mais com a comunidade e também vai abrir as portas para a projeção de filmes. O projeto foi selecionado para receber o Cine Mais Cultura, do governo federal. O material já chegou e em breve, os filmes passarão a ser exibidos. A subcoordenadora de projetos, Giovanna Valentim, que fez no ano passado o curso promovido pelo Cine Mais Cultura, disse que a comunidade vai escolher o melhor dia, o horário e o gênero do filme que quer assistir. “-A enquete começa a ser feita na próxima semana, achamos melhor, eles definirem o que querem para promovermos aqui no sítio um dia de diversão e cultura para a toda a comunidade. Muitos, nunca foram ao cinema e aqui, vão poder realizar esse sonho”, falou Giovanna.
Os pais e responsáveis também foram convidados para participar do curso do Cozinha Brasil, do SESI. Em novembro do ano passado, nutricionistas do SESI estiveram na Turma do Sítio e o curso de aproveitamento de alimentos foi um sucesso. Com o bom resultado, eles vão voltar em abril para mais um curso sobre alimentação saudável.
A próxima reunião com os pais e responsáveis dos alunos da Turma do Sítio acontece no dia 26 de março. Está sendo programada uma palestra com dicas de higiene dos alimentos. –“Queremos ouvir sugestões e aprimorar cada vez mais nosso trabalho, a Turma do Sítio pertence a comunidade, enfatizou o presidente da Funsag, Sérgio Pegado.

DEPUTADO ESTADUAL JÂNIO MENDES VISITA A TURMA DO SÍTIO









O deputado estadual Jânio Mendes (PDT-RJ) visitou na sexta-feira, dia 11 de Março, o projeto Turma do Sítio, em São Jacinto, na área rural de Cabo Frio.
Durante a visita o deputado estadual Jânio Mendes, fez um passeio pelas instalações e conheceu de perto cada uma das oficinas oferecidas às crianças de 3 a 17 anos. Quem estuda pela manhã, frequenta o projeto à tarde, e os que vão à escola durante à tarde, participam das atividades pela manhã. Todas as atividades são gratuitas e atualmente, mais de 320 alunos estão inscritos no projeto.
Na oficina de panificação, Jânio pôde ver como são feitos os pães, biscoitos e bolos servidos para as crianças duas vezes por dia e também ficou encantado com o trabalho realizado no núcleo de agroecologia coordenado pelo responsável pelo curso de gestão ambiental da Universidade Estácio de Sá, João Gomes.
No espaço funciona o projeto agrícola Mandalla com cultivo de hortaliças, verduras e legumes sem agrotóxicos. No local, os participantes aprendem a importância do plantio e da preservação ambiental e os alunos da Universidade aproveitam para praticar o que aprendem em sala de aula.
O deputado que esteve na inauguração do Sítio em Setembro de 2009, ficou impressionado com o desenvolvimento do projeto nesse um ano e meio e se colocou a disposição da diretoria da Funsag para divulgar o projeto no Estado. “-Temos que valorizar iniciativas como essa, em que as crianças são valorizadas e recebem um aprendizado diferenciado”, enfatizou o deputado.
Para o presidente da Funsag, Sérgio Pegado e toda a diretoria, é muito importante divulgar o projeto e abrir as portas para que as pessoas conheçam e se apaixonem pela Turma do Sítio. .
O projeto Turma do Sítio funciona de 8:00h às 17:00h, de segunda à sexta-feira, na Rua Milço Ribeiro Soares, em São Jacinto, Cabo Frio. O telefone para outras informações é 22-26432151. Para acessar o blog, é só digitar: funsag.org. br.

quarta-feira, 9 de março de 2011

TURMA DO SÍTIO IRÁ RECEBER A VISITA DO DEPUTADO ESTADUAL JÂNIO MENDES



Na próxima sexta-feira , dia 11 de Março, o deputado estadual Jânio Mendes irá visitar a Turma do Sítio. O deputado participou da inauguração do projeto em 2009 e agora irá voltar ao sítio para conhecer os alunos, funcionários e as obras de ampliação. A turma do Sítio está ansiosa pela visita. É sexta-feira...