terça-feira, 30 de novembro de 2010

PROJETO COZINHA BRASIL FAZ SUCESSO NA TURMA DO SÍTIO












Foram oito horas de aula e muita informação sobre os benefícios de uma boa alimentação para a saúde. A nutricionista do SESI, Serviço Social da Indústria, Natália Barreto Coelho e o auxiliar de cozinha Edson Luiz de Almeida Costa passaram o sábado no sítio e ensinaram a preparar os alimentos de forma inteligente e sem desperdício. Eles fizeram pratos deliciosos com cascas de frutas e legumes, todos com alto valor nutritivo e baixo custo.
Durante a aula, a nutricionista intercalou as receitas com explicações sobre a função de cada alimento para o organismo, como por exemplo; a importância da salada verde para o bom funcionamento do intestino e como a soja pode ajudar a amenizar os efeitos da menopausa.
Os alunos estavam atentos às explicações e encantados com o sabor dos pratos e também dos sucos preparados. O que mais chamou a atenção dos participantes foi o suco de abóbora com laranja e limão. Uma mistura nada comum no dia a dia, mas com um resultado delicioso.
Outra delícia que deixou todo mundo com água na boca foi o bolo preparado com casca de banana; um ingrediente que muitas vezes em casa é jogado fora virou um bolo maravilhoso, tanto na aparência quanto no sabor. A costureira Penha estava encantada com tudo que aprendeu. -” É maravilhoso saber que o que antes eu jogava fora , a partir de agora vai ser reaproveitado e ainda vai auxiliar na saúde dos meus filhos”, disse Penha.
Durante o dia de aprendizado, os profissionais do SESI falaram também sobre a necessidade de estar sempre atento aos rótulos dos produtos e também a quantidade de açúcar que se ingere diariamente. Segundo Natália, alimentos como batata, macarrão, arroz e outros carboidratos se transformam em açúcar após a digestão, um risco para quem é diabético.
Foi um dia muito especial para quem mora na comunidade de São Jacinto e também nos bairros vizinhos. Eles aprenderam como melhorar a alimentação da família, gastando menos. Dona Gisele participou do curso com mais cinco amigas e saiu do sítio com a certeza de começar a semana com mais saúde na mesa. - ”Essas receitas que nós aprendemos aqui hoje vão ajudar a mudar os hábitos na minha casa e com certeza o meu lixo vai demorar a encher”, disse rindo dona Gisele.
Todos que participaram do curso vão ganhar um kit com receitas especiais e um certificado do SESI.
E no final do dia, depois de tantos ensinamentos, o grupo de percussão da Turma do Sítio deu uma palhinha do que eles vêm aprendendo nas aulas. O som dos instrumentos emocionou quem assistia. Dona Maria Moreira estava emocionada. “Meu deus, que coisa maravilhosa! Eles são todos aqui da comunidade, todos nasceram aqui. É muito bom ver que em vez da rua, eles estão aqui aprendendo a tocar”.
É isso mesmo dona Maria, na Turma do Sítio eles aprenderam a tocar a vida de uma forma diferente, com a leveza que só a música pode proporcionar.
O próximo passo agora é trazer o novo projeto do SESI/RIO para a Turma do Sítio: o Cozinha Brasil Infantil. Nós já estamos na fila de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário