segunda-feira, 1 de novembro de 2010

OBRAS DE AMPLIAÇÃO NA "TURMA DO SÍTIO"




Os operários trabalham em ritmo acelerado para deixar pronta a obra
de ampliação das novas instalações do projeto “Turma do Sítio”. O
projeto, que funciona em São Jacinto, na área rural de Cabo Frio,
atende a 300 crianças e jovens de comunidades de baixa renda de Cabo
Frio e São Pedro da Aldeia. No local, além das atividades normais de reforço escolar, são desenvolvidas oficinas profissionalizantes e atividades esportivas e culturais.
Cerca de 45 empregos diretos foram gerados com a obra. São moradores
das localidades em torno do sítio que estão tendo a oportunidade de
trabalhar perto de casa. A maioria tem filhos que frequentam o projeto.
Estão sendo construídas nove salas, com 40 metros quadrados cada
uma, com capacidade para 60 alunos . Todas com acessibilidade, assim
como os novos dois banheiros, um feminino, o outro, masculino, que
atenderão ao público dessas salas. Essa área é chamada de bloco pedagógico.
A quadra, com tamanho oficial, está sendo coberta, e será transformada em um ginásio poliesportivo. Os alunos vão contar com um complexo que não existe na comunidade para a prática de diferentes modalidades esportivas. “-Quero jogar futebol na quadra novinha, vai ser muito legal”, disse Sanderson, de 5 anos, um dos integrantes do projeto “Turma do Sítio”. A arquibancada com capacidade para 500 pessoas vai acomodar o público com total segurança.
Para aproveitar esse espaço, nas partes inferior e superior à arquibancada, estão sendo construídas 5 salas em cada espaço, totalizando 10, com tratamento acústico, o que vai permitir a realização de oficinas de música, por exemplo, sem atrapalhar os demais alunos nas outras salas. Um campo de futebol society todo cercado também está sendo preparado. O ginásio abrigará também um palco, com 63 metros quadrados e um pé-direito de 5 metros de altura , o que possiblitará apresentações de teatro, de dança, de grupos musicais e outras atividades artísticas ou culturais. –“Os operários têm se dedicado bastante e a gente espera que os moradores dessas localidades atendidas pelo projeto, fiquem felizes com o resultado. Tudo está sendo feito com muito carinho”, - disse o engenheiro Luiz Ribas.
O projeto da obra tem preocupação com a sustentabilidade e meio ambiente. Todo o esgoto produzido no sítio é tratado através de um biodigestor, que produz o gás que alimenta o forno da padaria existente no sítio. Com a construção da nova cisterna, com capacidade para 135 mil litros de água, captada da chuva, o sítio passará a contar com uma capacidade instalada de 255 mil litros de água potável. O sítio tem estação de tratamento, com isso, a água é tratada e só depois, utilizada.
A inauguração da quadra, do campo e do palco está prevista para o dia 18 de dezembro. As nove salas, para janeiro. Com esse novo espaço funcionando, o objetivo é transformar a casa onde hoje abriga algumas salas, em uma área de ação comunitária permanente, com serviços jurídicos, médicos e odontológicos, além de uma lan house comunitária e uma biblioteca digital, também para a comunidade."- Essa é a realização de um sonho. A nossa meta é em 2011, aumentarmos para 400 o número de crianças e jovens atendidos pelo projeto, melhorando a qualidade de vida dessas pessoas. Com a ampliação, pretendemos transformar o sítio em um ponto de encontro para a comunidade atendida, promovendo, também nos finais de semana, atividades esportivas, recreativas e culturais, não só para os participantes do projeto e sim, para todos os moradores de bairros próximos.”, enfatizou o presidente da
Funsag, Sérgio Pegado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário