terça-feira, 26 de outubro de 2010

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROJETO COZINHA BRASIL NA TURMA DO SÍTIO

No dia 27 de Novembro, a Turma do Sítio vai receber a visita do projeto Cozinha Brasil, do SESI, Serviço Social da Indústria.
Unindo três ingredientes fundamentais para uma boa refeição: qualidade, economia e sabor, o projeto ensina gratuitamente à população a preparar os alimentos de forma inteligente e sem desperdício. Combinando alimentos e temperos a um novo modo de preparo, o Cozinha Brasil formula cardápios com alto valor nutritivo e baixo custo.
Aproveitando todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é jogado fora como caule, talos, cascas, folhas e sementes, os cursos ministrados por nutricionistas ensinam receitas saborosas e nutritivas, respeitando as diversidades regionais.
O curso na Turma do Sítio será aberto para pais de alunos do projeto e moradores de Cabo Frio e São Pedro da Aldeia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede do Sítio, na Rua Milço Ribeiro Soares, s/n em São Jacinto, a partir do dia 27 de Outubro.
Durante as 10 horas de aula na cozinha do Sítio, os participantes irão aprender tudo sobre uma alimentação deliciosa e saudável. – "Para nós, da FUNSAG, é uma vitória receber o Cozinha Brasil e proporcionar a nossa comunidade um aprendizado que pode mudar a vida das nossas crianças e jovens. Nosso objetivo é oferecer cada vez mais cursos e oficinas que possam melhorar a qualidade de vida dos alunos e também de toda a família”, disse o presidente da Funsag, Sérgio Pegado.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

TURMA DO SÍTIO TOCA CAVAQUINHO EM SÃO PEDRO DA ALDEIA





Uma apresentação inesquecível! Os alunos da oficina de cavaquinho do projeto “Turma do Sítio” mostraram o talento musical no Teatro Municipal de São Pedro da Aldeia. O grupo formado pelos alunos Estefani, Ezequias, Wander, Diogo, Lucas e Luís Otávio encantou o público. Os professores Warner e o assistente, Wagner ficaram emocionados com a receptividade.
“-Os alunos subiram no palco e fizeram uma bela apresentação, eles são maravilhosos. Graças ao projeto, estamos divulgando o que há de melhor na música popular brasileira e descobrindo talentos”, enfatizou o professor Warner. Estefani, a caçula do grupo, de apenas 8 anos, disse que no início ficou um pouco nervosa, mas que valeu a pena. –“Quando ouvi os aplausos, meu coração bateu mais forte, senti que todo mundo tinha gostado da nossa música, estou muito feliz!, falou a aluna.
A apresentação, na quinta-feira, dia 21, fez parte da abertura da “I Olimpíada de Soletração do município de São Pedro da Aldeia”, que envolve alunos da rede pública de ensino. A subcoordenadora de projetos da Turma do Sítio, Giovana de Azevedo acompanhou o grupo e recebeu outros convites para que a “Turma do Sítio” volte a se apresentar na Região dos Lagos. “-Esses eventos são muito importantes, estimulam o grupo a estudar cada vez mais e o projeto visa justamente isso, incentivar o aprendizado em diferentes áreas. Com certeza, até o final deste ano, essa turminha vai subir em outros palcos da região”, disse Giovana.
O projeto “Turma do Sítio”, mantido pela Funsag com o apoio da iniciativa privada, funciona em São Jacinto, na área rural de Cabo Frio e atende a 300 crianças e jovens de comunidade de baixa renda de Cabo Frio e São Pedro da Aldeia. Todos estão matriculados na rede pública de ensino.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

DIVERSÃO NA TURMA DO SÍTIO!




FESTA ANIMA A SEMANA DA CRIANÇA NA TURMA DO SÍTIO





Centenas de meninos e meninas participaram das comemorações do dia das crianças na Turma do Sítio. Os educadores prepararam muitas brincadeiras para animar a criançada.
Durante toda a semana foram feitas atividades, mas a grande festa aconteceu na última quinta-feira. Foi um dia inteiro reservado para a diversão. Teve pula-pula, cama de gato, dança da laranja, jogos variados, dança , apresentação de música e muita comida gostosa, feita pelas mãos da equipe de funcionários da Funsag.
A Turma do Sítio, atende hoje cerca de 300 crianças e jovens e nessa semana especial, todos ganharam presentes. As bonecas, carrinhos, bolas, jogos, cadernos, lápis foram doados pelo Leste Shopping e Dialectica Comunicação e fizeram a alegria dos alunos. Kailane, de 4 anos ganhou uma boneca linda e nem pensou duas vezes na hora de escolher o nome da nova amiguinha. “- Ela também vai ser Kailane ”,disse a menina com um sorriso lindo no rosto.
Na festa também teve brincadeira de circo. Os educadores Luciana e Deco entraram no clima e fizeram muita graça. Vestidos de palhaço , eles lembraram a magia do amigo de nariz vermelho. “-Nesses dias, a gente vira criança, brinca com eles como se tivéssemos a mesma idade. É uma diversão muito grande pra todos nós”, disse Deco.
Além dos presentes e brincadeiras, outra diversão para os pequeninos foi a sessão de fotos. Eles adoram fazer pose para as câmeras, principalmente as meninas. Elas abusaram dos acessórios e no sorriso mostraram a alegria estampada no rosto nesse dia tão especial.

domingo, 10 de outubro de 2010

UM DIA DA CRIANÇA MUITO ESPECIAL!





A equipe do projeto “TURMA DO SÍTIO”, que atende trezentas crianças e jovens de comunidades carentes, no bairro São Jacinto, em Cabo Frio, prepara uma grande festa para comemorar o dia da criança.
Na próxima quinta-feira, dia 14 de outubro, várias atividades estão programadas e os educadores sociais prometem animar a garotada com brincadeiras, jogos de diferentes modalidades esportivas, dança e apresentação de música. A diversão está garantida e um lanche muito gostoso vai ser preparado para fazer a alegria da garotada, que não vê a hora da festa começar.
As parcerias da comunidade e da iniciativa privada têm sido fundamental para o desenvolvimento do projeto na área rural de Cabo Frio. Para a festa do dia da criança, a Turma do Sítio, mantido pela Fundação Santo Agostinho (Funsag) com o apoio de empresas, recebeu a doação de brinquedos do Leste Shopping e da Dialéctica Comunicação, duas empresas de Cabo Frio. –“Estamos muito felizes com esses presentes, a participação dos empresários nos incentiva a trabalhar ainda mais. Aqui no sítio, queremos dar oportunidades a essas crianças e jovens e é muito bom podermos contar com a solidariedade dos empresários”, disse Vânia da Fonseca , gerente de projetos da Funsag.
Na “TURMA DO SÍTIO”, todos os participantes estão matriculados na rede pública de ensino e recebem diariamente atendimento de uma equipe multidisciplinar. No sítio, funcionam mais de quinze oficinas que oferecem cursos nas áreas de esporte, dança, música, artes, informática, culinária, corte e costura além da oficina aprender brincando, onde as diversas disciplinas inseridas no currículo escolar são passadas aos alunos de uma forma lúdica, incentivando o aprendizado.
Para o presidente da Funsag, Sérgio Pegado, doações, como essas feitas pelas empresas Leste Shopping e Dialéctica Comunicação, são essenciais para que o projeto, TURMA DO SÍTIO, fique cada dia mais forte e possa no futuro, atender o dobro de crianças e jovens que atende hoje. - “Muito obrigado por nos ajudar a fazer essas crianças mais felizes nesse dia 12 de outubro”, disse Sérgio Pegado.
A festa no dia 14 de outubro vai ser realizada de manhã e à tarde, para que todos os alunos possam aproveitar ao máximo a comemoração.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

TURMA DO SÍTIO INVESTE NO PROJETO MANDALLA





O projeto a Turma do Sítio da Funsag, Fundação Santo Agostinho, foi criado há um ano, na comunidade de São Jacinto, para atender crianças e jovens de comunidades carentes. Diariamente, as crianças e jovens que frequentam o projeto participam de atividades pedagógicas, esportivas e também de diversas oficinas oferecidas pela direção do Sítio.
Uma das atividades que vêm chamando a atenção dos pequenos é o projeto Mandalla, uma iniciativa, que surgiu na Paraíba e tem como filosofia o processo de produção de alimentos de forma natural, sem o uso de adubos e defensivos químicos utilizando as potencialidades já existentes nas propriedades rurais.
A Mandalla básica repete o desenho do sistema solar. No centro, o sol, ou tanque de água, com o vértice de madeira que sustenta as mangueiras de irrigação e, ao redor dele, as órbitas dos planetas, ou seja, os canteiros. Geralmente os três primeiros canteiros servem ao plantio de hortaliças. Os outros, para culturas diversas, dependendo das necessidades de cada produtor e o último canteiro é destinado à proteção ambiental: cerca - viva ou plantas de porte, para controlar a infestação de insetos e evitar ventos excessivos.
De acordo com especialistas, o objetivo da Mandalla é conseguir o maior retorno possível com o mínimo de investimentos. – “É muito gratificante ter participado do projeto aqui no sítio desde o começo. Eu só tinha trabalhado com a terra quando criança e hoje, aos 37 anos, descobri o que quero fazer para o resto da minha vida”, disse Antônio, funcionário do sítio e que já tem planos para o futuro: fazer o curso de técnico agrícola.
Segundo os professores, os alunos já se sentem como pequenos agricultores e ensinam em casa às técnicas que aprendem nas aulas, principalmente as mandallas verticais. Essa forma de cultivo geralmente ocupa apenas um espaço de quatro metros quadrados e é preenchida com garrafas PET, que servem de suporte para mudas de diversas hortaliças. A estrutura lembra muito uma árvore de natal.
Na Turma do Sítio, os trezentos alunos aprendem a lidar com a terra, e todos os dias vêem o resultado do trabalho em suas refeições. Verduras e legumes são colhidos diariamente para enriquecer a alimentação da turminha do Sítio. – “É uma forma divertida de aprender a valorizar o homem do campo e respeitar a natureza”, disse o presidente da FUNSAG, Sérgio Pegado.