terça-feira, 28 de setembro de 2010

TURMA DO SÍTIO COMEMORA A CHEGADA DA PRIMAVERA






Um dia inteiro dedicado à estação mais florida do ano. A primavera começou oficialmente às 00h 09min minutos, do dia 23 de setembro e as crianças e jovens do projeto “Turma do Sítio”, em São Jacinto, na área rural de Cabo Frio comemoraram a chegada da estação de um jeito todo especial.
A equipe do projeto “Turma do Sítio”, mantido pela Fundação Santo Agostinho, organizou um dia dedicado à primavera com diferentes atividades, valorizando o que os alunos aprendem nas oficinas de artes, esportes, cultura e lazer.
Com roupas bem coloridas, com muitas flores e uma passarela toda enfeitada, as crianças e jovens desfilaram. Para avaliar o desfile dessa turma, seis educadores sociais tiveram a difícil tarefa de analisar o desempenho de cada um deles. Na brincadeira, foram escolhidos casais primavera de acordo com a idade, de 3 a 5 anos, de 6 a 10 e de 12 a 15 anos. Para Andressa, de 5 anos, eleita uma das garotas primavera, foi divertido participar. “É legal ver todo mundo olhando a gente, quero desfilar de novo”, disse a menina. No turno da manhã, foram escolhidos garoto e garota primavera: Kaylane e Pedro Henrique, Estephany e Bruno e Gabriela e Anderson. A tarde, os escolhidos foram: Andressa e Jeferson, Sabrina e Lohan e Isabela e Mateus.
A proposta pedagógica do projeto “Turma do Sítio” é passar as informações de maneira lúdica, fazendo com que todos aprendam, brincando, sentindo como é bom valorizar ações simples, mas que fazem toda a diferença para o aprendizado. No dia dedicado à primavera, eles aprenderam um pouco mais sobre como funciona a estação e puderam aproveitar ao ar livre o início da mudança no sítio. Nesse período, a temperatura e a umidade sobem e com a chegada da primavera, a natureza floresce com mais intensidade.
Para a pedagoga Giovana Azevedo, uma das coordenadoras do trabalho, esse tipo de iniciativa ajuda também na integração das crianças e jovens assistidos no projeto. “- Eles têm entre 3 e 15 anos e quando todos estão reunidos, é uma festa. É muito bom vê-los felizes, entusiasmados, querendo aprender mais e nós, da Turma do Sítio, queremos justamente isso, dar oportunidades e mostrar que todos têm talento.”, ressaltou a pedagoga.
Atividades com o festival da primavera são realizadas periodicamente. Este ano, foi organizada também a gincana das regiões, onde a garotada pode conhecer as comidas típicas de cada região do Brasil, a nossa diversidade cultural e também o potencial econômico dessas regiões.
Em outubro está previsto o Dia dos Talentos, uma homenagem ao dia das crianças. A “Turma do Sítio” vai fazer apresentações e muitas brincadeiras estão programadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário