segunda-feira, 27 de setembro de 2010

TURMA DO SÍTIO COMEMORA 1 ANO !





Há um ano a direção da Fundação Santo Agostinho em Cabo Frio, via nascer um sonho. A FUNSAG foi criada em 1999, para atender crianças e jovens de comunidades carentes estimulando o aprendizado. No dia primeiro de Setembro de 2009, no bairro de São Jacinto, começava a funcionar o projeto “A TURMA DO SÍTIO”.

No sítio trezentas crianças e adolescentes matriculados na Rede Pública de ensino, recebem diariamente atendimento de uma equipe multidisciplinar. Hoje são mais de quinze oficinas que oferecem cursos nas áreas de esporte, dança, música, artes, informática, culinária, corte e costura além da oficina aprender brincando, onde as diversas disciplinas inseridas no currículo escolar são passadas aos alunos de uma forma lúdica, incentivando o aprendizado. De acordo com a diretora da Fundação, Mariazinha Pegado, “para participar das oficinas os alunos devem estar matriculados em escolas da Rede Pública de Ensino. Queremos dar oportunidades a crianças e jovens que não têm condições de arcar com as atividades extracurriculares, tão importantes para o futuro deles.”

Durante o primeiro ano de funcionamento da Turma do Sítio, foi criada também a brinquedoteca, pensando nas crianças que não tinhas como ficar sozinhas em casa, enquanto os irmãos mais velhos participavam das oficinas. Um espaço colorido e carinhosamente preparado para receber crianças a partir de quatro anos.

Pensando em toda a família a Turma do Sítio, recebeu também as oficinas para a capacitação de jovens e adultos. “A ideia das oficinas de culinária, corte e costura artesanato e futuramente de hidráulica e elétrica é proporcionar aos participantes a oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho na Região dos Lagos, inclusive já temos ofertas de emprego com carteira assinada para quem está cursando corte e costura”, disse o conselheiro Adalberto Ribas.

E ainda há muito trabalho pela frente. Obras de ampliação estão sendo feitas, para que em 2011 mais crianças e jovens possam fazer parte da Turma do Sítio. Serão mais nove salas, idealizadas para abrigar novas oficinas como a de comunicação, música instrumental e teatro. O presidente da FUNSAG, Sérgio Pegado afirma que o apoio de parceiros como a Fundação Itaú, Bradesco, Microsoft, Salineira tem sido fundamental para estruturar e manter o projeto. ”Nós esperamos que outras empresas abracem essa iniciativa. É de responsabilidade de todos valorizarem a educação e ajudar na formação de bons profissionais. Estamos sempre em busca de novos colaboradores e também de voluntários que se apaixonem pelo projeto e dediquem um pouco do seu dia a essas crianças”, concluiu o presidente.

As atividades na Turma do Sítio são realizadas em dois turnos. Pela manhã de 8:00h às 12:00h e à tarde, de 13:00h às 17:00h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário