terça-feira, 28 de setembro de 2010
TURMA DO SÍTIO COMEMORA A CHEGADA DA PRIMAVERA
Um dia inteiro dedicado à estação mais florida do ano. A primavera começou oficialmente às 00h 09min minutos, do dia 23 de setembro e as crianças e jovens do projeto “Turma do Sítio”, em São Jacinto, na área rural de Cabo Frio comemoraram a chegada da estação de um jeito todo especial.
A equipe do projeto “Turma do Sítio”, mantido pela Fundação Santo Agostinho, organizou um dia dedicado à primavera com diferentes atividades, valorizando o que os alunos aprendem nas oficinas de artes, esportes, cultura e lazer.
Com roupas bem coloridas, com muitas flores e uma passarela toda enfeitada, as crianças e jovens desfilaram. Para avaliar o desfile dessa turma, seis educadores sociais tiveram a difícil tarefa de analisar o desempenho de cada um deles. Na brincadeira, foram escolhidos casais primavera de acordo com a idade, de 3 a 5 anos, de 6 a 10 e de 12 a 15 anos. Para Andressa, de 5 anos, eleita uma das garotas primavera, foi divertido participar. “É legal ver todo mundo olhando a gente, quero desfilar de novo”, disse a menina. No turno da manhã, foram escolhidos garoto e garota primavera: Kaylane e Pedro Henrique, Estephany e Bruno e Gabriela e Anderson. A tarde, os escolhidos foram: Andressa e Jeferson, Sabrina e Lohan e Isabela e Mateus.
A proposta pedagógica do projeto “Turma do Sítio” é passar as informações de maneira lúdica, fazendo com que todos aprendam, brincando, sentindo como é bom valorizar ações simples, mas que fazem toda a diferença para o aprendizado. No dia dedicado à primavera, eles aprenderam um pouco mais sobre como funciona a estação e puderam aproveitar ao ar livre o início da mudança no sítio. Nesse período, a temperatura e a umidade sobem e com a chegada da primavera, a natureza floresce com mais intensidade.
Para a pedagoga Giovana Azevedo, uma das coordenadoras do trabalho, esse tipo de iniciativa ajuda também na integração das crianças e jovens assistidos no projeto. “- Eles têm entre 3 e 15 anos e quando todos estão reunidos, é uma festa. É muito bom vê-los felizes, entusiasmados, querendo aprender mais e nós, da Turma do Sítio, queremos justamente isso, dar oportunidades e mostrar que todos têm talento.”, ressaltou a pedagoga.
Atividades com o festival da primavera são realizadas periodicamente. Este ano, foi organizada também a gincana das regiões, onde a garotada pode conhecer as comidas típicas de cada região do Brasil, a nossa diversidade cultural e também o potencial econômico dessas regiões.
Em outubro está previsto o Dia dos Talentos, uma homenagem ao dia das crianças. A “Turma do Sítio” vai fazer apresentações e muitas brincadeiras estão programadas.
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
REVELANDO TALENTOS
Dar oportunidades, fazer a diferença na vida das pessoas, incentivando-as a descobrirem seus dons. O projeto “Turma do Sítio”, em São Jacinto, na área rural de Cabo Frio, mantido pela Fundação Santo Agostinho, tem revelado talentos e inserido a comunidade no mercado de trabalho.
O estudante Luiz Otávio, de 12 anos, aluno do sexto ano do ensino fundamental da Escola Municipalizada Retiro, em São Pedro da Aldeia participa das atividades da Turma do Sítio desde o ano passado. O incentivo veio da família, um dos irmãos de Luiz é funcionário da Fundação Santo Agostinho. Luiz Otávio nem imaginava que a música pudesse transformar a vida dele. Aluno aplicado da oficina de cavaquinho, nunca tinha tocado o instrumento e, aos poucos, percebeu que o som das cordas pode levá-lo a ter um futuro melhor. “-Antes, eu ficava sem fazer nada em casa, depois da escola. Onde moro, falta lazer para os jovens. Agora, o cavaquinho me leva às apresentações e sei que se eu me dedicar, posso me tornar um grande músico, a Turma do Sítio me mostrou que eu sou capaz e ninguém tira isso de mim”, ressaltou Luiz.
Stefany, de 8 anos, é outra aluna aplicada. Ela participa de várias oficinas e vem se destacando pela determinação em querer aprender sempre mais. No cavaquinho, Stefany encanta ao tocar o choro “Brasileirinho”, composição de Waldir Azevedo. “- Não acho difícil, é só prestar atenção, que a gente aprende e eu quero aprender mais”- disse Stefany.
Os grupos de cavaquinho, de percussão, de dança e de capoeira já se apresentaram na Câmara de Vereadores de Cabo Frio, na Casa de Cultura Cháritas, na Casa dos 500 anos, também em Cabo Frio e em Macaé. A cada apresentação, eles são convidados para mostrarem seus talentos em outras cidades da Região dos Lagos e também já receberam convites para uma apresentação em Santos, no litoral de São Paulo e em Vassouras, na Região Sul do Estado do Rio.
-“Infelizmente, ainda não temos um ônibus próprio para levar as nossas crianças e jovens para os lugares mais distantes. Estamos elaborando projetos, buscando essa parceria com as empresas. Com isso, passaremos a ter mais autonomia em relação ao transporte, podendo programar atividades fora do sítio com regularidade”, ressaltou o presidente da Funsaga, Sérgio Pegado.
Em um ano de funcionamento, 300 crianças e jovens de baixa renda são atendidos, segunda a sexta-feira, na Turma do Sítio.
TURMA DO SÍTIO COMEMORA 1 ANO !
Há um ano a direção da Fundação Santo Agostinho em Cabo Frio, via nascer um sonho. A FUNSAG foi criada em 1999, para atender crianças e jovens de comunidades carentes estimulando o aprendizado. No dia primeiro de Setembro de 2009, no bairro de São Jacinto, começava a funcionar o projeto “A TURMA DO SÍTIO”.
No sítio trezentas crianças e adolescentes matriculados na Rede Pública de ensino, recebem diariamente atendimento de uma equipe multidisciplinar. Hoje são mais de quinze oficinas que oferecem cursos nas áreas de esporte, dança, música, artes, informática, culinária, corte e costura além da oficina aprender brincando, onde as diversas disciplinas inseridas no currículo escolar são passadas aos alunos de uma forma lúdica, incentivando o aprendizado. De acordo com a diretora da Fundação, Mariazinha Pegado, “para participar das oficinas os alunos devem estar matriculados em escolas da Rede Pública de Ensino. Queremos dar oportunidades a crianças e jovens que não têm condições de arcar com as atividades extracurriculares, tão importantes para o futuro deles.”
Durante o primeiro ano de funcionamento da Turma do Sítio, foi criada também a brinquedoteca, pensando nas crianças que não tinhas como ficar sozinhas em casa, enquanto os irmãos mais velhos participavam das oficinas. Um espaço colorido e carinhosamente preparado para receber crianças a partir de quatro anos.
Pensando em toda a família a Turma do Sítio, recebeu também as oficinas para a capacitação de jovens e adultos. “A ideia das oficinas de culinária, corte e costura artesanato e futuramente de hidráulica e elétrica é proporcionar aos participantes a oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho na Região dos Lagos, inclusive já temos ofertas de emprego com carteira assinada para quem está cursando corte e costura”, disse o conselheiro Adalberto Ribas.
E ainda há muito trabalho pela frente. Obras de ampliação estão sendo feitas, para que em 2011 mais crianças e jovens possam fazer parte da Turma do Sítio. Serão mais nove salas, idealizadas para abrigar novas oficinas como a de comunicação, música instrumental e teatro. O presidente da FUNSAG, Sérgio Pegado afirma que o apoio de parceiros como a Fundação Itaú, Bradesco, Microsoft, Salineira tem sido fundamental para estruturar e manter o projeto. ”Nós esperamos que outras empresas abracem essa iniciativa. É de responsabilidade de todos valorizarem a educação e ajudar na formação de bons profissionais. Estamos sempre em busca de novos colaboradores e também de voluntários que se apaixonem pelo projeto e dediquem um pouco do seu dia a essas crianças”, concluiu o presidente.
As atividades na Turma do Sítio são realizadas em dois turnos. Pela manhã de 8:00h às 12:00h e à tarde, de 13:00h às 17:00h.
Assinar:
Postagens (Atom)