quarta-feira, 27 de abril de 2011

INCENTIVO À LEITURA NA TURMA DO SÍTIO






“No dia em que todas as cidades do Brasil tiverem uma biblioteca infantil, o Brasil está a salvo de todos os males, porque todos os males do Brasil têm uma causa única: a ignorância dos adultos, justamente porque não lhes foi despertado o amor pela leitura quando eram crianças”.
(Depoimento dado por Monteiro Lobato no dia da inauguração da biblioteca infantil de São Paulo)

Que tal ler ao ar livre? Viajar na imaginação, escolhendo a história preferida. No mês dedicado ao escritor Monteiro Lobato, os educadores sociais da Turma do Sítio, em São Jacinto, na área rural de Cabo Frio, transformaram os jardins do sítio em uma grande biblioteca. No dia 18 de abril, data em que nasceu o escritor brasileiro também foi comemorado o Dia Nacional do Livro.
Ler as histórias mágicas de Monteiro Lobato empolgaram as crianças e os jovens do projeto Turma do Sítio. Personagens como Narizinho, Pedrinho, Emília, Tia Anastácia e Dona Benta são os mais conhecidos. Todos fazem parte do Sítio do Pica-Pau Amarelo, uma das obras mais originais da literatura infanto-juvenil .
-“É tão bom poder brincar em um espaço como o que existe aqui na Turma do Sítio, parece até que estamos em um pedacinho do Sítio do Pica-Pau Amarelo, como a Narizinho e o Pedrinho”,disse Stephanie, de 9 anos.
O projeto Turma do Sítio atende crianças e jovens, de 3 a 17 anos, estudantes da rede pública de ensino, no sistema de contra turno. Quem frequenta a escola pela manhã, participa das atividades educacionais, de lazer e esportivas do projeto social à tarde e os alunos que vão à escola à tarde, participam pela manhã.
Para subcoordenadora de projetos, a pedagoga Giovanna Valentim, os alunos frequentam a biblioteca da Turma do Sítio diariamente e os educadores sociais sempre planejam atividades diferentes para despertar o gosto pela leitura. “-Aproveitamos o nosso espaço ao ar livre para criar uma área diferente de leitura, em vez de alguns livros nas estantes, por que não colocá-los em árvores para chamar a atenção da garotada? Eles adoraram a experiência e vamos sempre criar algo para que eles leiam cada vez mais. Estamos planejando prestar homenagens brevemente a outros escritores da literatura infanto-juvenil”, disse a pedagoga.

Um comentário:

  1. parabéns pelo trabalho estive ai é lindo é uma parte do céu na terra maravilhoso mil bjoooo p todos néa

    ResponderExcluir