sexta-feira, 15 de abril de 2011

COMUNIDADE PARTICIPA DO COZINHA BRASIL NA TURMA DO SÍTIO











Muita gente deixa de experimentar talos, cascas, folhas e sementes na hora do preparo da comida por desconhecer o valor nutritivo desses alimentos. Os participantes do Cozinha Brasil, do SESI, Serviço Social da Indústria têm a oportunidade de aprender como essas partes de frutas, legumes e vegetais são ricas em minerais, proteínas e fibras tão importantes para a nossa saúde. O curso é oferecido gratuitamente em todo o país.

Em Cabo Frio, o projeto Turma do Sítio firmou uma parceria com o SESI e recebeu pela segunda vez, a visita da equipe do Cozinha Brasil. As aulas sobre alimentação saudável foram abertas para a comunidade. A nutricionista Priscila Senra e o assistente Edson Luiz Costa deram dicas simples e receitas de dar água na boca e o que é melhor, sem o desperdício de alimentos.

Moradora de São Jacinto, a dona de casa Gisele fez o curso na Turma do Sítio em novembro do ano passado e quando soube do retorno da equipe do SESI, decidiu se matricular para aprender novas receitas. “-Lá em casa, tenho colocado no cardápio do dia-a-dia, mais legumes e vegetais, e pensar que muitas coisas antes, iam para o lixo. Com as explicações da nutricionista do Cozinha Brasil, percebi que os talos e as cascas podem ser melhor aproveitados e são deliciosos, coloco no arroz, na sopa, nos recheios, meus filhos adoram”, disse a dona de casa.

Os alunos aprenderam seis receitas, acompanharam o preparo e experimentaram cada uma delas. Os sucos da horta e de casca de mamão, a torta instantânea de talos e pastel assado com recheio de casca de abóbora, os bolos do Brasil e nutritivo de abobrinha. “-Nunca imaginei que a mistura de couve, polpa de maracujá e limão desse um suco tão delicioso, agora o suco da horta vai fazer parte do cardápio da minha família, disse a educadora social Marlene.

Todos os participantes receberam certificado do SESI e uma cartilha com receitas. “-Um dos nossos objetivos é fazer com que cada pessoa treinada durante o Cozinha Brasil, possa se tornar um multiplicador do aproveitamento integral das frutas, legumes e verduras. Estamos muito felizes com a participação da comunidade na Turma do Sítio, os alunos merecem nota 10, enfatizou a nutricionista do SESI.

Para o presidente da Funsag, Sérgio Pegado, essa parceria com o SESI tem ajudado e muito a comunidade de São Jacinto e bairros próximos. “-Os pais de nossos alunos aprendem que uma alimentação rica em nutrientes é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Nós já estamos nos preparando para receber o Cozinha Brasil Infantil no segundo semestre, o curso vai ser destinado às crianças e jovens da Turma do Sítio e também de toda tegião”, concluiu Sérgio Pegado.

O projeto Turma do Sítio atende atualmente 300 crianças e jovens, todos estudantes da rede pública de ensino. No sítio, em São Jacinto, na área rural de Cabo Frio, eles participam gratuitamente de atividades de reforço escolar, culturais, esportivas, de lazer e profissionalizantes. A Turma do Sítio funciona na Rua Milço Ribeiro Soares, sem número e o telefone é: 22-26432151. Para outras informações, é só acessar o blog funsag.org.br.

Um comentário:

  1. Tive a honra de conhecer o espaço pessoalmente, parabéns a toda equipe da turma do sítio!
    Bye Laillah Patríco

    ResponderExcluir